Geralmente, pessoas que vivem com obesidade possuem um risco aumentado de eventos vasculares extremos. No entanto, até agora, não existia comprovação de que os medicamentos utilizados para o controle de peso também pudessem funcionar para o combate a ataques cardíacos ou outras ocorrências vasculares.
O estudo Select, publicado no periódico New England Journal of Medicine, trouxe, pela primeira vez, a comprovação de que uma medicação eficaz no controle do peso é capaz de reduzir o risco de morte e doença cardiovascular.
O medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg) é capaz de reduzir em até 20% o risco de eventos cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e morte cardiovascular.
O estudo iniciou em 2018 e foi realizado com 17,6 mil pacientes, que foram escolhidos porque tinham as seguintes características:
- Mais de 45 anos de idade;
- Sobrepeso ou obesidade;
- Doença cardiovascular estabelecida;
- Sem diagnóstico de diabetes do tipo 2.
O Select apontou que a redução corporal nos pacientes foi de 17% em 68 semanas e, ainda, o tratamento auxiliou em 20% na perda de peso de 1 em cada 3 pessoas. 83,5% dos pacientes apresentaram redução de peso igual ou superior a 5% .
No Brasil, 600 pacientes voluntários participaram da pesquisa. E o medicamento já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No entanto, devido à alta demanda, a farmacêutica adiou o lançamento do Wegovy no país para 2024.