SBEMRS

Obesidade: nova medicação reduz risco de ocorrências vasculares graves

Geralmente, pessoas que vivem com obesidade possuem um risco aumentado de eventos vasculares extremos. No entanto, até agora, não existia comprovação de que os medicamentos utilizados para o controle de peso também pudessem funcionar para o combate a ataques cardíacos ou outras ocorrências vasculares.

O estudo Select, publicado no periódico New England Journal of Medicine, trouxe, pela primeira vez, a comprovação de que uma medicação eficaz no controle do peso é capaz de reduzir o risco de morte e doença cardiovascular. 

O medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg) é capaz de reduzir em até 20% o risco de eventos cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e morte cardiovascular.

O estudo iniciou em 2018 e foi realizado com 17,6 mil pacientes, que foram escolhidos porque tinham as seguintes características:

  • Mais de 45 anos de idade;
  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Doença cardiovascular estabelecida;
  • Sem diagnóstico de diabetes do tipo 2.

O Select apontou que a redução corporal nos pacientes foi de 17% em 68 semanas e, ainda, o tratamento auxiliou em 20% na perda de peso de 1 em cada 3 pessoas. 83,5% dos pacientes apresentaram redução de peso igual ou superior a 5% .

No Brasil, 600 pacientes voluntários participaram da pesquisa. E o medicamento já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No entanto, devido à alta demanda, a farmacêutica adiou o lançamento do Wegovy no país para 2024.

Últimas postagens

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?