SBEMRS

Dicas para pessoas com diabetes para as ceias de final de ano

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, há 16,8 milhões de adultos com diabetes no Brasil. É o 5º país com maior incidência da doença no mundo. O aspecto crônico da doença exige alguns cuidados, especialmente em questões alimentares.

E, durante as festas de final de ano, as delícias típicas das ceias podem ser ainda mais tentadoras. Para quem descobriu a doença há pouco tempo, pode ter mais dificuldades nessas adaptações alimentares.

Inicie o planejamento da ceia escolhendo preparações assadas, grelhadas ou cozidas. Pense também em algumas substituições, como trocar as farofas feitas com farinhas tradicionais por farofas de soja, que são mais nutritivas e cheias de proteínas.

Alimentos cotidianos na dieta das pessoas com diabetes, como frutas e itens integrais podem ser incluídos na ceia. E, claro, siga evitando comidas gordurosas, como molhos feitos à base de maionese e excessos nos doces.

Abaixo, outras dicas para não exagerar na ceia de Natal e de Ano Novo:

 

  1. Comece a ceia pelas saladas cruas.
  2. Evite o jejum prolongado.
  3. Faça a contagem de proteínas, carboidratos e gorduras das refeições.
  4. Não deixe de medir a glicemia com maior frequência.
  5. Beba com moderação.
  6. Evite bebidas açucaradas. Hidrate o corpo com água ou água aromatizada, com rodelas de limão e chás gelados.
  7. Faça a adequação da insulina se for necessário.

 

Uma última dica. Nessa época de calor, cuide ainda mais do armazenamento da insulina, já que a temperatura não pode passar dos 30 graus.

Curta as festas com responsabilidade, consumindo os alimentos sem exageros e confraternizando saudavelmente com a família e amigos.

Últimas postagens

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?