Aliados no planejamento familiar dos casais desde a década de 1960, os anticoncepcionais também auxiliam as mulheres a controlar os sintomas da TPM e das cólicas menstruais. A pílula contraceptiva é o mais usual dos medicamentos utilizados pelo público feminino e precisa de acompanhamento e prescrição médica.
Os benefícios que o uso do anticoncepcional trouxe para a vida da mulher são enormes. No entanto, há preocupantes fatores de riscos para a saúde. A trombose está entre os efeitos colaterais mais preocupantes.
Os hormônios que estão presentes na fórmula dos anticoncepcionais acabam influenciando na circulação sanguínea e favorecem a formação de coágulos. Ao obstruir uma veia do corpo, os coágulos formam uma trombose venosa profunda.
O risco maior é que esse acúmulo de sangue – que, geralmente, acontece nas pernas – chegue aos pulmões. Nesse caso, acontece uma embolia pulmonar. Nos episódios mais graves, o coágulo forma-se em uma artéria e há a ocorrência de um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os riscos do uso de anticoncepcionais causar trombose são baixos e estão mais direcionados a pílulas com hormônios combinados. Outra particularidade é que as incidências são maiores no início do tratamento e acontecem em mulheres que possuem outros fatores de risco, como diabetes, histórico de doenças cardiovasculares e predisposição genética para a formação de coágulos.
Para evitar os efeitos adversos que os anticoncepcionais podem trazer, siga essas três dicas:
- Consulte um ginecologista. Ele irá avaliar o seu estado de saúde, o seu histórico, as necessidades hormonais que o seu corpo precisa e investigar os seus hábitos de vida. Não tome anticoncepcionais, em hipótese alguma, sem prescrição médica.
- Discuta com seu médico sobre métodos métodos contraceptivos não-hormonais.
- Pratique exercícios físicos. O sedentarismo é um alto fator de risco para o desenvolvimento de trombose. Pratique atividades físicas regularmente. Além de diminuir os riscos de trombose, auxilia você em outros fatores da sua vida, como manter o peso adequado e o bom funcionamento do sistema cardiovascular.