SBEM-RS

A SBEM-RS originou-se do antigo Departamento de Endocrinologia da AMRIGS. Durante a presidência do Dr. Mauro Czepielewski, em 1996, em assembléia geral, foi submetida à votação a possibilidade de transformação do então Departamento em Sociedade: a consulta mostrou que os sócios eram favoráveis. Nesta ocasião iniciou-se a compra da atual sede da SBEM-RS. Durante a gestões das Diretorias dos períodos 97-98 e 99-00, presididos pela Dra. Helena Schmid, houve a preocupação em redigir os estatutos da sociedade e concluir o pagamento da nova sede. Estes deveriam estar de acordo com os estatutos da SBEM Nacional e AMRIGS sendo necessário o seu registro em cartório para que a SBEM-RS passasse a ter personalidade jurídica e passasse a ser reconhecida como tal. Depois de várias reuniões da diretoria (nas quais os estatutos foram redigidos), eles foram aprovados em assembléia geral especificamente convocada para tal, em agosto de 2000. Nesta data a diretoria do então Departamento de Endocrinologia da AMRIGS assume a 1a diretoria da SBEM-RS. Esta diretoria era constituída por:

Presidente: Dra. Helena Schmid
Vice-presidente: Dr. Airton Golbert
1ª Secretária: Dra. Cristina Neumann
2º Secretário: Dr. Elisa Muñoz
Tesoureira: Dra. Angela Reichelt
2º Tesoureiro: Dr. Balduíno Tschiedel

A pessoa jurídica da Sociedade fica caracterizada em dezembro de 2000. As atas das assembléias gerais e de diretoria que permitiram a sua criação encontram-se em anexo (ver atas, estatutos).

História do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da AMRIGS:

Muitas das informações que poderíamos ter a respeito do nosso antigo Departamento, tais como o nome dos sócios fundadores e das atividades das diretorias foram perdidas por ocasião de tempestade que inundou a antiga sede da AMRIGS. Nos arquivos da biblioteca da AMRIGS e da nossa sociedade obtivemos as informações que se seguem.

Em 1976, a presidência do Departamento era ocupada pelo Dr. Dinis José Breda. Nesta ocasião houve o credenciamento dos Serviços de Residência em Endocrinologia, tendo o Departamento de Endocrinologia da AMRIGS encaminhado a solicitação de credenciamento para os serviços de residência médica da Santa Casa, Hospital da PUC, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Em 1978, a Diretoria do Departamento passa a ser constituída pelos Drs Arhon Hutz (presidente), Osmar Rodrigues (vice), Frederico Afonso Nunes Pinto (1o secretário), Sérgio Lerias de Almeida (2o secretário), Heirie Marques de Almeida (tesoureira). Os biênios de 1980-82 e 1982-84 também foram presididos pelo Dr. Arhon Hutz, o qual contou com o auxílio, como vice, do Dr. Giuseppe Repetto e como 1o secretário, do Dr. Frederico Afonso Nunes Pinto (biênio 80-81) e Dra. Helena Schmid (biênio 82-83), como 2o secretário Sérgio Lerias de Almeida (biênio 80-81) e José Augusto Sisson de Castro (biênio 82-83) e como tesoureiros Heirie Marques Mendez (biênio 80-81) e Iracema Gonçalves (biênio 82-83).

Os biênios 1986-87, 88-89 e 90-91 foram presididos pelo Dr. Airton Golbert. Destas diretorias participaram também o Dr. Sérgio Lerias de Almeida (vice biênio 86-87) , Miriam da Costa Oliveira (1a secretária biênios 1986-87 e 1988-89) , Balduino Tschiedel (2o secretário biênio 1986-87 e vice-presidente no biênio 1988-90), Filomeno Borges (1o tesoureiro), Yara Roesch Grazia (2a tesoureira do biênio 86-87), Iracema Gonçalves (2a secretária do biênio 88-89) , Rogério Friedman (2º tesoureiro do biênio 86-87), Regina Helena Elnecave (1a secretária do biênio 86-87), Mauren Papadopol (2a secretária do biênio 86-87).

Os biênios 92-93 e 94-95 foram presididos pelo Dr Mauro Czepielewski, o qual contou com a assessoria de Sérgio Lerias de Almeida (vice), Filomeno Borges (1o tesoureiro), Regina Helena Elnecave (1a secretária), Mauren Papadopol (2a secretária) e Airton Golbert (2o tesoureiro). A última diretoria do Departamento (biênio 97-98) foi constituída pela Dra Helena Schmid (presidente), Dr. Airton Golbert (vice), Dra. Cristina Neumann (1ª Secretária), Dra. Angela Reichelt (2º Secretário), Dr Filomeno Borges (1o tesoureiro), Dr. Balduíno Tschiedel (2o tesoureiro). Devido ao falecimento do Dr Filomeno Borges, o Dr Sérgio Lerias de Almeida também passou a fazer parte da Diretoria.